quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vagueando por Lisboa

Ruínas do Carmo



Museu de História natura
Hoje saí de casa entrei no metro e saí no Largo do Rato com destino ao Museu de História Natural.
Para além do Jardim Botânico e das exposições permanentes, agora encontram-se duas exposições temporárias que gostei bastante.
A que gostei mais foi Allossaurus: “um dinossáurio, dois continentes”.
"Nesta exposição o Museu Nacional de História Natural propõe-se partilhar com o público um processo, em curso, de investigação científica e de produção de conhecimento no âmbito da Paleontologia de dinossáurios .
Somos convidados a percorrer os vários passos deste processo que se iniciou com a surpreendente primeira descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, passou pela sua escavação, recolha, preparação, estudo, identificação e levou às conclusões sobre a possibilidade de passagem da faunas terrestres entre continentes euro-asiático e americano bem mais proximo há 150 milhões de anos, no Jurássico superior.
Este percurso é ilustrado com painéis informativos, fotografias e ilustrações científicas, a maior parte dos fósseis de Allosaurus encontrados e qualificados".
Esta exposição estará no Museu de História Natural até Fevereiro de 2010.
Da parte da tarde fui até ao Museu Arqueológico do Carmo. tenho que confessar que fiquei bastante desiludida com o museu. Como arqueóloga (supostamente), fico bastante triste com sítios arqueológicos deste género... mas enfim cada um que tire as suas próprias conclusões ao visitar o monumento. "Este monumento está instalado nas denominadas Ruínas do Carmo, corresponde à Antiga Igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, fundado em 1389 por D. Nuno Álvares Pereira, e sagrado em 1423.
O antigo templo gótico final, um dos maiores e mais importantes de Lisboa, foi gravemente danificado com o terramoto de 1755, ao qual se seguiu um violento incêndio. Só viria a ser restaurado no reinado de D. Maria I, numa interverção que não visou apenas restaurar mas sobretudo reconstruir.

Sem comentários: