terça-feira, 12 de maio de 2009

O nome de Viseu

Existiria um castro pré-romano no local onde hoje se ergue a cidade de Viseu? E qual o nome romano (e pré-romano) da cidade? Os enigmas intrigaram gerações de historiadores visienses, mas uma descoberta em Janeiro deste ano, na encosta da Sé, a zona mais antiga e nobre da cidade, deu um enorme contributo. As obras associadas ao funicular, acompanhadas cientificamente pela empresa Arqueohoje, puseram a descoberto uma ara de granito datada de meados do século I d.C. O contexto ali inscrito, formalmente em latim, embora com interferências de línguas locais, invoca as "deusas e deuses dos visssaieici, nome do povo que, na época pré-romana, habitaria o castro de Viseu", diz Pedro Sobral, responsável pela escavação. "
É assim possível extrapolar que o nome romano e pré-romano da cidade seria Vissaium", acrescenta o epígrafista Luís Fernandes.
Até agora, a primeira referência ao nome da cidade era Viseo, em documentos do séculoVI, embora se soubesse que a cidade fora capital de civitas romana e um importante centro viário na região.
A escavação acompanhada pela Arqueohoje acrescentou mais uma importante informação: os trabalhos arqueológicos revelaram uma cocupação iniciada no século IV a. C., em plena Idade do Ferro, permitindo recuar a história conhecida da região validando a hipótese da existência de um castro naquela área.

in: National Geographic, Maio 2009

Sem comentários: